A BRINCADEIRA
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio
deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar
possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção
da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma
relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a
importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos
aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto,
se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre
à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o
brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas
sim, um ato de aprendizagem.
Diante a tantas opções e de tanta tecnologia, nos dias de
hoje a criança precisa e necessita explorar, pesquisar, procurar, descobrir o
mundo e só dessa maneira ela aprende, e para que isso aconteça nós adultos precisamos
dar condições para que isso aconteça, sem ter interferência direta, assim
proporciona momentos de desenvolvimento para está criança.
A experiência de liberdade acontece, mas não acontece
sozinha e nem solto, nós precisamos oferecer possibilidades em um ambiente de
acordo com as crianças, organizando e reorganizando esse ambiente, planejando e
replanejando.
Quando se fala em Brincar livre refere-se quando uma
criança realiza uma atividade em que ela está se divertindo mas que não é
direcionada por regras, imposições, objetivos de aprendizagem ou como um
estímulo para uma determinada intensão (brincar com pintura a dedo para
estimulação sensorial, por exemplo). A criança é deixada solta para explorar o
momento, no ambiente em que ela está e no seu próprio tempo, ritmo e em suas
condições para criar a brincadeira que
quiser de acordo com a sua criatividade e vontade.Somente o que ela precisa é a
imaginação, e a partir disso seus mundos e os jogos se criam, tudo se torna
possível com este combustível.
Porem não é o que acontece dentro das escolas de
educação infantil, dizemos que deixamos a criança brincar livre, mas escolhemos
o lugar, os objetos e o tempo em que ela deve ficar brincando.
Percebe-se atualmente a
desvalorização do brincar espontâneo, livre e informal. Cada vez mais as
crianças estão “presas” a duras rotinas, impostas por pais e professores, e
devido a esses tantos afazeres, o brincar muitas vezes é deixado de lado.
Por isso, o brincar,
seja de forma livre ou dirigida deve estar presente no ambiente escolar, pois a
criança deve ter oportunidade de brincar em qualquer lugar. Então no âmbito
educacional, cabe ao professor reservar períodos no qual os alunos possam
realizar atividades lúdicas de forma dirigida e em outros momentos proporcionar
as crianças momentos de brincadeiras de conduta livre, para que ela possa
expressar sua vontade e assim realizar as atividades pela sua motivação
interna, pelo prazer que lhe proporciona, não sendo apenas uma recompensa após
a realização de atividades didáticas.
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