quarta-feira, 13 de maio de 2020

A Importância do brincar na educação infantil

A BRINCADEIRA

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. 

Diante a tantas opções e de tanta tecnologia, nos dias de hoje a criança precisa e necessita explorar, pesquisar, procurar, descobrir o mundo e só dessa maneira ela aprende, e para que isso aconteça nós adultos precisamos dar condições para que isso aconteça, sem ter interferência direta, assim proporciona momentos de desenvolvimento para está criança.

A experiência de liberdade acontece, mas não acontece sozinha e nem solto, nós precisamos oferecer possibilidades em um ambiente de acordo com as crianças, organizando e reorganizando esse ambiente, planejando e replanejando.

Quando se fala em Brincar livre refere-se quando uma criança realiza uma atividade em que ela está se divertindo mas que não é direcionada por regras, imposições, objetivos de aprendizagem ou como um estímulo para uma determinada intensão (brincar com pintura a dedo para estimulação sensorial, por exemplo). A criança é deixada solta para explorar o momento, no ambiente em que ela está e no seu próprio tempo, ritmo e em suas condições para criar a brincadeira que quiser de acordo com a sua criatividade e vontade.Somente o que ela precisa é a imaginação, e a partir disso seus mundos e os jogos se criam, tudo se torna possível com este combustível.

Porem não é o que acontece dentro das escolas de educação infantil, dizemos que deixamos a criança brincar livre, mas escolhemos o lugar, os objetos e o tempo em que ela deve ficar brincando.

Percebe-se atualmente a desvalorização do brincar espontâneo, livre e informal. Cada vez mais as crianças estão “presas” a duras rotinas, impostas por pais e professores, e devido a esses tantos afazeres, o brincar muitas vezes é deixado de lado.

Por isso, o brincar, seja de forma livre ou dirigida deve estar presente no ambiente escolar, pois a criança deve ter oportunidade de brincar em qualquer lugar. Então no âmbito educacional, cabe ao professor reservar períodos no qual os alunos possam realizar atividades lúdicas de forma dirigida e em outros momentos proporcionar as crianças momentos de brincadeiras de conduta livre, para que ela possa expressar sua vontade e assim realizar as atividades pela sua motivação interna, pelo prazer que lhe proporciona, não sendo apenas uma recompensa após a realização de atividades didáticas.


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